Projeto Parlamento Jovem
A Etec de Monte Mor, em parceria com a Câmara Municipal de Monte Mor irá proporcionar à comunidade escolar a oportunidade de participar ativamente da vida política do município, através do projeto Parlamento Jovem. O projeto é destinado aos estudantes do ensino médio, mas toda a escola poderá participar de alguma forma no desenvolvimento das atividades.
Pensado para ser uma ferramenta de aprendizado sobre a história da política, e de incentivo ao conhecimento e participação especialmente na política municipal, o projeto está dividido em etapas que contemplam a formação dos participantes, visitas nas sessões da Câmara Municipal, desenvolvimento do processo eleitoral nos mesmos moldes das eleições reais, diplomação e posse dos eleitos, eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, sorteio dos gabinetes e apresentação da Câmara Municipal, orientação aos eleitos sobres as sessões legislativas, comissões e técnicas de redação de proposituras e, ao final os estudantes jovens parlamentares serão apadrinhados pelos parlamentares da casa, podendo ter sua propositura discutida e votada pelos vereadores em uma sessão real da Câmara Municipal de Monte Mor.
As etapas serão desenvolvidas em parte na própria escola, sob a regência do professor de história Roney Staianov Caum, e na Câmara Municipal pela equipe da Escola do Legislativo de Monte Mor.
Segundo o professor Roney, o projeto Parlamento Jovem, é mais um exemplo do que é Construir Juntos! É a possibilidade de estimular e valorizar nossos alunos a serem protagonistas de seu conhecimento, além de incentivar o debate para questões atuais que fazem toda a diferença em sua formação.
No dia 17 de setembro aconteceu a aula inaugural do projeto Parlamento Jovem da Etec de Monte Mor, a cerimônia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Monte Mor, vereador e professor Alexandre Pinheiro, demais Vereadores de Monte Mor e funcionários da Câmara Municipal e do Cartório Eleitoral do município, com o diretor da Etec de Monte Mor, professor Wagner José da Silva, docentes, estudantes e funcionários da Etec.
Para professor Wagner, o projeto é um importante instrumento para apresentar aos jovens de maneira prática e participativa o verdadeiro papel e a grande importância da política para a sociedade, além de oportunizar que participem ativamente da vida de sua cidade. É a oportunidade que a escola está dando para que sua comunidade possa construir de forma conjunta e colaborativa um futuro melhor para o país.